Perícias Digitais Particulares

Perícia Digital e Computação Forense

Como tem aumentado a quantidade de perícias solicitadas por pessoas físicas, as consideradas “pequenas perícias”, resolvi escrever esse artigo para tornar público algumas atividades dos peritos digitais que poucos sabem que existem.

Essas perícias são solicitadas por pessoas físicas, na maioria das vezes os peritos são contratados por telefone, materiais a serem periciados e laudos são enviados por e-mail.

Essas perícias particulares que são solicitadas, dificilmente irão para a justiça, são para esclarecimento de situações “pessoais” ou para resolver problemas pontuais.

As mais comuns que estão sendo solicitadas aos peritos na área de informática são:

1. Montagem em fotos ou vídeos

Verificação se fotos ou vídeos foram adulterados, geralmente o conjugue ou namorada querendo saber se as pessoas que estão em uma foto não foram adicionadas utilizando algum recurso computacional. Com a tecnologia existente é possível fazer montagens em fotos e convencer várias pessoas que a foto é real, cada vez fica mais difícil de provar que uma imagem foi editada.

2. Monitoramento de celulares ou computadores

Suspeita de computadores ou celulares sendo monitorado por algum software instalado por alguém da família. Existem vários softwares (app) disponíveis para o monitoramento de filhos, onde os pais tem acessos as conversas, mensagens, localização e até mesmo a possibilidade de ativar a câmera do celular em tempo real. Esses softwares que inicialmente eram utilizados para monitoramento dos filhos têm sido utilizados para espionagem de cônjuges e empresários.

3. Postagem em redes sociais

Se publicações em redes sociais ou e-mail recebidos são verdadeiros e quem são os responsáveis pela divulgação, quais procedimentos devem ser tomados para preservação da sua imagem.

4. Recuperação de arquivos apagados

Cada vez mais arquivos em dispositivos informáticos como computadores, celulares e máquinas digitais são perdidos. Existe uma demanda grande de recuperação de arquivos pessoais que foram perdidos.

5. Remoção de informações pessoais

A remoção de dados, mensagens, acessos e vestígios de computadores ou celulares, para que não seja possível a recuperação dessas informações por terceiros. Hoje não basta apagar as informações de dispositivos informáticos, existem técnicas que possibilitam a recuperação de dados excluídos. Esse tipo de serviço deveria ser contratado sempre que se desejar vender um computador ou celular, pois a pessoa que está comprando poderá ter acesso a seus dados pessoais.

São perícias simples, rápidas e de valores acessíveis que tem ajudado várias pessoas a esclarecer fatos, tomarem decisões e se protegerem.

This entry was posted in Perícia and tagged , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*